top of page
Buscar

Como mudar a correia da janela integrada com persiana

Atualizado: 9 de dez. de 2022


A persiana externa se tornou comuns em muitos lares, mas com o passar dos anos, a correia de elevação da persiana se desgasta devido ao atrito, então o que fazer?

Hoje você descobrirá que trocar a correia de suas persianas ainda que à primeira vista possa parecer complicado, neste artigo ensinamos os passos para você se aventurar com a troca a correia da persiana.



Material necessário:

  • Uma escada estável e segura

  • Uma correia da mesma largura que o anterior ( compre correia para persiana online )

  • Uma chave de fenda para abrir a caixa, caso você tenha uma do tipo aparafusada

  • Uma cunha de madeira, uma chave de fenda plana ou algo que possa ser usado para bloquear a polia

  • Um estilete

  • E, finalmente, um ajudante


Passos a seguir:


A primeira coisa que deverá fazer para mudar a correia da persiana será subir a persiana ao máximo e bloqueá-la, para evitar que depois baixe inesperadamente e possa te machucar ou quebrar. Para isso, use uma cunha para manter bloqueada.





Abra a caixa desparafusando. Se a tampa for do tipo deslizante, verifique antes de prosseguir se ela não está bloqueada com uma borracha, após isso basta dar uma série de toques ao longo do perímetro da tampa e poderá deslizá-la para cima sem problemas.

Levante até o batente e puxe-o em sua direção e a tampa está finalmente aberta! Se ainda achar difícil levantar, verifique novamente todo o perímetro para ter certeza de que o liberou e tente dar mais alguns golpes certeiros ao longo da borda. Certamente você será capaz de desbloqueá-lo em poucos movimentos.



Agora, usando uma cunha de madeira ou uma chave de fenda grande, você bloqueará a polia , que é a grande roda plástica na qual a correia é enrolada. Insira a cunha entre a parede e a polia para criar atrito e evitar qualquer movimento.


Agora você está pronto para desatar o nó na correia que deve ver à sua frente. Olhando para a polia, você a encontrará do lado de dentro, puxe-a levemente e, se não conseguir desamarrá-la simplesmente com os dedos, pode se ajudar usando uma chave de fenda curta como um nó.




Com a correia solta, você pode rebobiná-la suavemente, acompanhando-a com os dedos em direção ao rolo guia da correia. Por isso, acompanhe-o durante todo o rebobinamento para evitar bagunça e sujeira na parede.



Agora desaperte o espelho do recolhedor para ver a parte subjacente. Em seguida, você desparafusará completamente o recolhedor e o extrairá da parede.

Como o recolhedor completamente descarregado, você pode liberar a correia antiga desaparafusando o parafuso de travamento que a prende à mola.





Suba na escada com a correia nova ainda a ser cortada e passe-a pelo passador da correia.






Quando estiver dentro da caixa, passe-o pela ranhura da polia de onde você retirou a corda velha e faça o nó novamente. Depois de se certificar de que o agarrou bem, peça a ajuda de um ajudante.






Enquanto o ajudante segura a correia firmemente a escada, você cuidará de remover a cunha que bloqueou a polia contra a parede. Você está pronto para abaixar a esteira. Com muita calma e cuidado, abaixe a esteira até a base.






Estamos quase lá!


Você está pronto para cortar a correia extra no tamanho certo. Tome como referência o slot de entrada da polia. A nova correia deverá ultrapassar esta referência em cerca de 40 cm. Depois de cortada no tamanho, a correia está pronta para ser aparafusada à mola inferior do recolhedor.




Introduza a correia na abertura de entrada e depois rebobine a roda do recolhedor com as mãos, faça pelo menos 20 voltas.

(ATENÇÃO! O recolhedor com pressão é muito perigoso, tome muito cuidado nesta operação pois se escapar de suas mãos irá rebobinar rapidamente atingindo seus dedos).




Dependendo do tipo de recolhedor, você pode proceder de duas maneiras diferentes:

Recolhedor com parafuso de fixação:

- Localize o ponto onde foi aparafusado o anterior e insira o parafuso depois de ter furado com ele a nova correia. Aperte bem e você estará pronto para liberar o sistema de mola.


Recolhedor com pino fixo

- Faça um pequeno corte vertical na parte final da correia e utilize a fenda criada para fixá-la no pino. A própria mola do recolhedor manterá a correia em tensão, evitando que ela escorregue.




Assim que a correia estiver assentada, você pode reintroduzir o recolhedor em seu local. Aparafuse o espelho de volta ao lugar.








Experimente levantar e baixar a persiana externa para verificar se tudo funciona bem e se tudo está em ordem dentro da caixa.




Se você fez um trabalho perfeito, basta fechar a caixa, arrumar e ... oferecer uma bebida ao seu ajudante.




Assista a este vídeo tutorial


Compre conosco:








17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Parcele no Cartão

10x s/juros

logo pix atosd.png

Super Desconto

5% OFF no Pix

bottom of page